Pesquisar este blog

Queda de cabelos nas mulheres


Essa é uma das questões que ocupam ( e muito! ) a cabeça das mulheres. O medo de " ficar careca " é umas das principais queixas nos consultórios médicos quando os fios começam a descer pelo ralo do chuveiro ou se espalhar pela casa e roupas. As causas podem ser muitas, mas para a maioria dos casos existe tratamento. Por isso, nada de desespero!
"A principal causa da calvície no sexo feminino no ( alopecia androgenética ) felizmente é de fácil diagnóstico. Basta fazer uma avaliação detalhada dos cabelos, com um médico especialista, associado á análise do histórico familiar e á realização de um exame específico ( tricograma ). Entre as causas relevantes, temos problemas hormonais, estresse, algumas carências alimentares e doenças sistêmicas", explica o dermatologista formado pela universidade de São Paulo, diretor da AE Skin Center e especialista em tricologia, Dr Erick Omar.
Ela pode ocorres tanto em homens quanto em mulheres. Alopecia significa perda parcial ou total dos cabelos de uma determinada área. Ela é desencadeada principalmente pela ação de hormônios masculinos ( Testosterona ) e outros fatores, em pessoas geneticamente predispostas. A manifestação do problema na mulher é diversa da que acontece no homem, devido á grande diferença na quantidade de hormônio masculino.
   O processo começa perto da puberdade, com um afinamento progressivo dos fios, que começam a perder volume, e, com o tempo, o couro cabeludo fica aparente.
   Todo pelo do nosso corpo, inclusive os cabelos, é programado para nascer, crescer, parar de crescer e cair. Em resumo, todos os cabelos cairão um dia - a queda faz parte do ciclo capilar. "Após esse processo, há um estímulo de células-tronco para nascer outro fio no mesmo local ( reposição ). Este deverá ter as mesmas características ( tamanho final, espessura ) que o antigo. Teremos um problema quando a reposição não for adequada. Ou seja, quando ocorrer a queda e os cabelos forem repostos por cabelos mais finos e curtos ou simplesmente não forem repostos. Diagnosticar esse quadro o quanto é muito importante, principalmente em casos de calvície, pois o que ocorre é uma reposição inadequada, com consequente perda importante de volume e quantidade de fios. "Por enquanto, com os tratamentos contra a calvície, só conseguimos manter os fios que sobraram", complementa Dr. Omar

TRATAMENTOS INDICADOS.:

 Primeiramente, o mais importante é um diagnóstico correto da causa da queda, pois para cada caso há um tratamento específico. O médico especialista vai determinar o mais indicado, desde uma alimentação balanceada ( no caso de carências alimentares ) até medicações sistêmicas e tópicas, no caso da alopecia androgenética.
   "O que existe de comprovado cientificamente em relação á atividade antiqueda de xampus ocorre nos produtos que tenham ação anticaspa. Eles melhoram a inflamação - mesmo que não aparente -, comum nesses pacientes, além de melhorar a queda causada pela descamação do couro cabeludo (determine se borreica ou caspa)", alerta o especialista.
   Uma alimentação saudável é importante para a saúde como um todo e pode melhorar não só a queda, mas também qualidade dos cabelos ( brilho e maciez ), o que melhora todo o seu aspecto.


AUXÍLIO TECNOLÓGICO.:

A prevenção da calvície também pode ser feita com ajuda da tecnologia a laser, a Low Level Laser The rapy ( LLLT ), procedimento de baixa potência, utilizado para ajudar no crescimento dos fios de cabelo afetados pela calvície. Alguns estudos internacionais demonstraram que a LLLT provoca um estímulo de energia no couro cabeludo, resultando em um aumento da multiplicação celular da raiz do cabelo, aumentando a velocidade de crescimento dos fios e melhorando a espessura capilar. 
   Segundo a dermatologista paulistana Dra. juliana gumieiro, os resultados dessa nova técnica são percebidos em poucos meses. O indicado é que o paciente faça uma ou duas sessões semanais, e com três meses de tratamento já é possível perceber a melhora. "Há pouquíssimas contraindicações - apenas pessoas com alguma doença fotossensibilizante ou durante a gestação", finaliza.


Veja também.:
Alimentos probióticos
Cintura de pilão
Como evitar a cistite

Nenhum comentário:

Postar um comentário