Pesquisar este blog

Cistite como evitar

Sabe quando dá aquela vontade de fazer xixi, mas você não tem como ir ao toilette naquele momento e, por isso, se segura . Esse é um dos péssimos hábitos que podem resultar em cistite,uma incômoda infecção provocada por bactérias que entram na bexiga por não serem eliminadas pela urina.
Apesar de atingir crianças e adultos de ambos os sexos, é mais comum nas mulheres, porque a uretra está mais próxima do ânus. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 35% das mulheres já apresentaram esse tipo de infecção em alguma época da vida.
O urologista de São Paulo Dr. Miguel Paiva explica que é importante não confundir cistite com infecção urinária, que é uma denominação mais generalizada, e se manifesta em qualquer parte do trato urinário.
Normalmente, a cistite causa um aumento do número de idas ao banheiro, a quantidade de urina é pouca e ardência ao urinar também é bastante comum. É causada por germes da flora bacteriana oriundos do trato intestinal. Nas mulheres , as bactérias contaminam o introito vaginal, possibilitando a entrada delas pela uretra e atingindo a bexiga.

SAIBA COMO IDENTIFICAR

Segundo o urologista de Belo horizonte Dr. André Lorenzini, essa doença pode apresentar ainda saída de pus e ou sangue pela urina e dor abdominal na região abaixo do umbigo. A febre aparece nos casos de infecção do tipo alta. Além disso, a urina pode apresentar um odor característico, e quando há presença de sangue é indicativo da cistite mais agressiva, ao ponto de irritar bastante a mucosa da bexiga, o que causa o sangramento.

CAUSAS COMUNS

Pessoas diabéticas, com cálculo renal ou que apresentam incontinência urinária são mais propensas ao problema. Outro fator que pode ser determinante é o uso do diafragma, de camisinhas femininas e a menopausa, além do uso diário de calças compridas muito apertadas e roupas íntimas de tecido sintético, pois aumentam a temperatura da vagina, criando condições para a proliferação de bactérias.
Mulheres com vida sexual ativa também correm maior risco devido ao uso de espermicidas internos, que facilitam a contaminação da bexiga por bactérias da região perianal, lembra Dr. Miguel.

PREVINIR É SEMPRE MELHOR
A infecção deve ser tratada precocemente e com toda a atenção, de acordo com o tipo de micro-organismo infectante, normalmente com antibioticoterapia em cruto prazo 3 dias, Em caso de repetição desses episódios, uma avaliação mais detalhada está indicada., conta Dr. André. Mas a melhor forma de lidar com a cistite é sempre a prevenção.
Agora é só ficar atenta e seguir as dicas básicas que poderão evitar o problema e tornar sua vida mais saudável e feliz.

SAIBA MAIS
1.Procure ir ao banheiro o maior número de vezes possíveis. Dessa forma, o aparelho urinário luta contra a invasão de bactérias.
O ideal é ir banheiro a cada 3 ou 4 horas.
2.A ingestão de uma quantidade de água é um auxiliar nesse caso. Afinal, a água contribui para a formação de bastante urina.
O ideal é beber, pelo menos, dois litros de água por dia.
3.Outro ponto muito importante é o cuidado com a higiene pessoal. Cuidados com os orifícios anal, vaginal e uretral são imprescindíveis para evitar que bactérias intestinais, eliminadas principalmente por meio de fezes, penetrem na vagina ou uretra. A limpeza com papel higiênico deve sempre ser feita da frente para tras, e nunca ao contrario, para que as bactérias localizadas em torno do anus nao sejam carregadas para a vagina.
4.Para finalizar, evite o consumo de cigarro, álcool, temperos fortes e cafeina, pois irritam o trato urinário. Troque os absorventes higiênicos com frequência, para evitar a proliferacao de bactérias na região genital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário